TOLEDO
Toledo é um município que fica na província de mesmo nome, fica na região de Castilla la-Mancha. É super fácil ir de Madrid e fazer um bate-volta, já que a cidade está somete a 40 minutos de trem desde a Estación Atocha em Madrid (companhia RENFE). As passagens custam em média 14 euros ida e 14 euros volta. Tem opção de fazer de ônibus, porém sai de uma estação mais longe do centro de Madrid e demora mais para chegar, a passagem custa 7 euros ida e 7 euros volta. Tem vídeo no canal mostrando como é Toledo.
A cidade antiga de Toledo fica a 10 minutos a pé da estação de trem de Toledo, é bem perto. Você vai começar sua visita pela Puente de Alcântara. Só a vista da cidade desde essa ponte e a vista do Rio tejo já é muito lindo, rende belas fotos.
A cidade de Toledo fica em uma colina, ou seja, prepara os pés e joelhos, pois você irá andar bastante, subidas e descidas, que não são tão íngremes, porém são longas, ou seja, cansa bastante. Logo saindo da estação de trem tem o ônibus de turismo parado, para quem não quer ou não pode andar muito recomendo o uso do ônibus de turismo, é pago e tem descidas e subidas limitadas.
Comecei minha saga para subir até a parte mais alta, que é onde fica o Alcázar de Toledo. Aos domingos muitos lugares são gratuitos, porém fecha as 15h, então fiquem espertos quanto a isso.
A primeira parada foi no Museu de Santa Cruz, entrada gratuita de domingo, tem obras do El Greco. Depois fui para o Arco de la Sangre e cheguei na Plaza de Zocodover, que é a praça central de Toledo. Bem pertinho dela tem o Centro de Arte Moderna e Contemporânea de Roberto Polo, um acervo doado por Roberto Polo, com obras muito interessantes. Ao lado desse centro tem uma vista maravilhosa da cidade de Toledo. Esse museu fica no edifício de Santa Fé, um local super antiga na cidade.
Após essa visitação fui visitar o Alcázar de Toledo ou Museu del Ejército, como está passando por algumas reformas, a visitação está gratuita.
Depois de ficar um tempo dentro do Alcázar, fui para a Plaza Corral de San Diego, uma praça charmosinha com restaurantes. Depois entrei na Mesquita de Tornerías, é gratuito e tem uma explicação sobre o prédio. A visitação é bem rápida pois o prédio é pequeno.
Depois consegui entrar a tempo no Museu de los Concillos e de la Cultura Visigoda, um igreja antiga com artefatos visigodos que encontraram uma necrópoles visigoda em Toledo. É uma viagem ao passado.
Após essa visita fui passear pela Judería, um bairro de judeus em Toledo.
Eu não consegui ir em dois locais, pois fecharam as 15h, o Taller del Moro, Museu Sefardí e o Museu de El Greco, não consegui ir, porém são locais muito bacanas para ver na cidade de Toledo.
Após o bairro dos judeus eu passei em frente da Sinagoga Maria la Blanca. E parei no Passeo Del Transito, que é um local com restaurante e mirante da cidade, tem também banheiro público nessa praça.
Uma dica é que você pode comprar a pulseira turística que te dá acesso a quase todas as igrejas de Toledo.
Depois fui até a Puente de San Martín, perto dessa ponte tem tirolesa a 12 euros, que você pode atravessar de um lado a outro do rio.
Depois eu sai da parte antiga de Toledo e andei por fora para observar um pouco a cidade por fora das muralhas e cheguei em Puerta de Bisagra, ao lado dessa Puerta tem o Parque de la Vega e tem um prédio que é um dos polos da cidade de Toledo.
Depois, pela parte de trás da Catedral de Santa Maria de Toledo eu consegui entrar e ver um pouco como é, o acesso não foi total, mas deu para ver um pouco a parte de dentro.
Depois finalizei meu dia no Mirador del Alcázar, um local com restaurante e depois mais para frente tem um jardim vertical com torres. Um local bem bonita para ver o pôr do sol na cidade.
