BARCELONA - Roteiro de 2 dias
Barcelona fica na Catalunha, bem ao norte da Espanha. Essa cidade é cosmopolita, cheia de cultura e arte. Tem um diferencial que também tem praia, ou seja, é uma mescla boa entre cidade grande com um frescor do mar. Para se locomover por Barcelona eu recomendo baixar aplicativo T-mobilitat, que é o aplicativo dos transportes públicos da cidade, você compra o bônus de 10 viagens e consegue andar por toda a cidade. Foi o que eu fiz. Seu celular precisa ter a tecnologia NFC e ter android a partir do 11.
Eu só fiquei dois dias em Barcelona, então foquei em visitar dois lugares icônicos em Barcelona, o Parque Güell e a Sagrada Família. Além de passear pela cidade, é claro. O meu roteiro está muito bom e tenho certeza que aproveitei muito a cidade nesses dois dias. Tem vídeo no canal.
DIA 1
Comecei meu primeiro dia em Barcelona já visitando o Parque Güell, pois o melhor horário para visitar é durante o dia que tem bastante luz, além disso o parque é grande, ou seja, eu fiquei 3 horas dentro do parque e eu queria aproveitar o resto do dia em outros locais da cidade. A entrada foi 18 euros e só pode comprar pelo site oficial. Parque Güell é um antigo conjunto residencial realizado por Antoni Gaudi (arquiteto) e Eusebi Güell (foi amigo de Gaudí, político e empresário super rico). O parque é bem interessante, gostei da visitação.
Depois fui até a Gran de Gracia que é uma rua com muitos restaurantes em Barcelona e fui fazendo a rota das casas da Gaudí. Nessas casas eu não entrei (é possível entrar, são pagas), mas visitei a parte da frente para tirar fotografias. A rota das casas foram nessa ordem, fica uma perto da outra, então é fácil chegar a pé: Casa Museu Vicente Gaudí. Casa Comalat. La Pedrera (Casa Milá). Casa Batló.
Depois de passar em frente as casas fui para a Plaza de España e passei em frente a Catedral de Barcelona, eu também não entrei, mas pode visitar. Ai perto da Catedral já começa o Bairro Gótico, eu andei pelas ruas do bairro e amei, muito enigmático, com várias tabernas, lojas de decoração, roupas, um lugar muito legal para andar e se perder.
Depois de conhecer o bairro gótico eu fui ver a fachada do Palácio Güell, outra obra arquitetônica icônica de Gaudí, também aberta a visitação.
Após passar em frente ao palácio fui conhecer o Bairro El Raval, é um bairro árabe de Barcelona, com muitas lojas e restaurantes marroquinos, palestinos, etc. Achei bem interessante. Passei pelo Museu de Arte Contemporânea que aos sábados tem visitação gratuita.
Depois no final da tarde eu fui ver a parte marítima de Barcelona. Peguei um ônibus até a Ronda Litoral que é um passeio perto do mar. Caminhei um pouco por ali e fui a pé até o Parque de la Ciutadella, um parque que tem o Zoológico de Barcelona e tem um monumento muito lindo, como se fosse uma fonte, perto do rio, chama Fuente Ornamental, é bem bonito e rende muitas fotos. Após contemplar essa fonte e fui no Arco do Triunfo e terminei meu primeiro dia.
DIA 2
A parte da manhã do segundo dia eu deixei focado no Montjuic. É um bairro que fica numa montanha em Barcelona. Tem várias locais para visitar nesse monte. Você irá até a Plaça Espanya e irá pegar o ônibus 150, que vai te deixar no topo do Montjuic. Não tente subir a pé, é gigante e irá tomar muito tempo do seu dia. Recomendo subir de ônibus e descer a pé. A ordem de visita foi: Castelo (forte) de Montjuic. Mirador Migdia. Mirador de Montjuic 1. Zona Olímpica de Barcelona. Parque de Montjuic. Poble de Espanya. CaixaForum centro cultural. Museu Nacional da Catalunha. A entrada em todos esses locais é paga, alguns eu entrei e outros não. No monte tem também o Fundação Joan Miró e o Jardim Botânico. Todos são pagos para entrar.
O auge desse dia e foi como eu terminei meu dia, foi a visitação a Sagrada Família. Foi uma das coisas mais incríveis que já vi na vida. Uma obra arquitetônica em que junta espiritualidade, matemática, simbologias e natureza. Algo pensado por Gaudí e que ainda está em processo de finalização, mesmo após quase 100 anos de sua morte. Se você vai a Barcelona, TEM QUE VISITAR A SAGRADA FAMÍLIA, e recomendo comprar com áudio guia que faz a experiência ser muito mais profunda. E compre também com antecedência, e de preferência no máximo para entrar as 15:00, pois no inverno fecha as 18:00 e se você comprar um ingresso para as 17:00, por exemplo, você terá somente 1 hora de visitação, o que é muito pouco. Eu recomendo no mínimo 3 horas de visitação.
Foram dois dias maravilhosos que passei em Barcelona, quero voltar a essa cidade encantadora.
