LISBOA - Roteiro de 3 dias
Lisboa é encantadora. Uma cidade banhada com o Rio Tejo, onde o vento circula, belezas naturais e arquitetônicas se juntam para presentear o nosso olhar.
O roteiro a seguir foi feiro com o Lisboa Card ou Lisbon Card. Uma opção muito boa para conhecer Lisboa, usar todos os transportes públicos e entrar em vários museus e monumentos. Eu usei e achei que valeu muito a pena. Paguei 54 euros em fevereiro de 2025, você pode comprar esse cartão pela internet ou em uma tenda que tem na Praça do Comércio, fica em um prédio de Informação ao Turista, abre as 10h.
DIA 1
Comece seu roteiro na Praça do Comércio, tire algumas fotos, veja a paisagem do Rio Tejo, sente um pouco por ali, é muito agradável. Depois vá a pé até o Museu de Arte Contemporânea - Chiado. É um museu pequeno, fica perto da Praça do Comércio e a visitação não dura mais que 30 minutos. Depois pegue um ônibus e vá até o Museu do Fado, prepare para se emocionar com as belas melodias. É um museu que mostra a história do fado e todos os artistas que fazem dessa arte tão especial. Após sair do Museu do Fado, você irá pegar um ônibus e ir até o Museu do Azulejo. Eu simplesmente amei esse museu, além de ter um catálogo de azulejos lindos e inspiradores, tem uma igreja belíssima dentro, eu acho a visitação imprescindível. Após sair desse museu você pegará um ônibus e irá até o Panteão, honestamente, ele em si não achei interessante, pois tem túmulos de pessoas icônicas, não é o tipo de coisa que gosto de ver, porém você pode subir até o topo deste edifício, e é uma das vistas mais bonitas que tem em Lisboa. Do Panteão você pode pegar um bondinho e ir até o Castelo de São Jorge. Prepare os pés, você irá andar muito ali dentro, pois tem muitas torres da muralha para subir, tem uma vista belíssima também do rio Tejo, é lindo demais. Dentro tem restaurante e área para você comer algum lanchinho que tenha levado. Você ficará no mínimo 1 hora visitando. Bem pertinho do Castelo de São Jorge tem dois museus: Teatro Romano (não achei tão legal, mas vale a visitação pois é rápido) e Museu Aljube (museu da liberdade e resistência. Particularmente gostei demais). Após esses museus você pegará um ônibus e irá até o Elevador de Santa Justa. Vou ser bem sincera, não achei que vale tanto a pena, a vista não é tão legal e achei meio bobo subir nesse elevador, eu só subi porque estava incluso no Lisbon Card. Do elevador eu peguei um ônibus para o Museu de Fernando Pessoa, eu amei muito, pois esse poeta foi o que despertou meu interesse em poesias. Esse museu foi uma das casas que ele viveu, mostra seus pseudônimos e obras, simplesmente incrível. Bem perto do museu tem um parque chamado Parque Estrela, eu dei uma passadinha por ali, comi uma fruta e peguei um outro ônibus até o Parque Eduardo VII, é um parque muito interessante, pois tem uma vista para o Rio Tejo e a cidade baixa de Lisboa que ver o pôr do sol desse parque é o auge. Depois durante a noite eu fui ver fado no restaurante A Baiuca que tem fado vadio, tem que reservar e eles tem Instagram. Fechei meu primeiro dia com chave de ouro, bem cansada, porém conheci muito de Lisboa.
DIA 2
Segundo dia eu comecei visitando o Mosteiro dos Jerônimos. Cheguei as 9h, porque é um ponto turístico que enche de gente e tem fila. Abre as 9h30. Depois fui para o Monumento dos Descobrimentos, tudo isso a pé. Depois desse ponto você já consegue ver a Torre de Belém, você tem direito a subir na Torre de Belém com o Lisbon Card, ou seja, aproveite, é muito bonita. Após a Torre de Belém eu peguei um ônibus e fui no Museu de Etnologia, gostei bastante, principalmente porque tinha uma exposição sobre a Colonização na África e descolonização e achei bem coerente os textos. Após esse museu peguei outro ônibus e fui até o Museu do Tesouro Nacional e no Palácio da Ajuda. Nesse momento, você precisa preparar o estômago, tem muito ouro e diamante do Brasil no Museu do Tesouro Nacional, tem um texto deixando explícito que é do Brasil, é literalmente "devolvam o nosso ouro". Logo ao lado tem o Palácio da Ajuda. Depois disso peguei outro ônibus e fui para o Museu Nacional das Carruagens. Eu gostei demais, tem carruagens de presos, de crianças, de nobres, eu não fazia ideia de como as carruagens eram grandes. Ali eu fui a pé até o Museu de Arte Antiga, que tem uma vista do porto de Lisboa bem bonita, neste museu tem bastante arte sacra. Do Museu de Arte Antiga peguei um ônibus e fui para o Museu do Bacalhau que fica na Praça do Comércio. Eu fiquei surpresa, tanto com as informações que tem no seu sobre o bacalhau, como o museu é organizado e interativo. Após esse museu já era quase 19h e depois fui para o Mercado da Ribeira, onde tem coisas deliciosas para comer. Assim finalizei meu dia 2 em Lisboa.
DIA 3 - SINTRA E CASCAIS
Como estava chovendo e nublado eu resolvi apenas conhecer duas cidades, sem entrar em nenhum lugar específico dessas cidades. Fui para Sintra no período da manhã e fui para Sintra no período da tarde. São duas cidades bem bonitas e diferentes. Sintra fica na Serra e Cascais tem praias. o Lisbon Card dá direito ao trem (comboio) que vai para essas duas cidades. Sintra em fui no Sintra Lendas e Mitos, que é um museu sobre a cidade e andei pelas ruas, uma cidade bem mágica. Depois em Cascais peguei uma chuva horrível, porém quando a tempestade deu trégua eu andei pela cidade e vi o pôr do sol olhando o mar. Eu só fui para esses dois lugares, pois estava inverno e um tempo ruim, porém o ideal é deixar um dia somente para Sintra (se quiser ir ao palácios, etc.) e um dia somente para Cascais, se for verão e quiser curtir a praia.

